Aprendizagem Baseada em Projetos, ou ABP, é uma metodologia de ensino capaz de envolver estudantes em investigações nas diversas áreas das ciências, indo além dos limites da sala de aula. Para tratar deste assunto, trazemos o professor Terrimar Pasqualetto, doutor em Ensino de Física pela UFRGS e professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, lotado no Campus Osório.

Convidado: Prof. Dr. Terrimar Pasqualetto | T1E4 - Recomendações de leitura

Na geometria, além de medir e calcular, visualizamos, reconhecemos e representamos objetos tridimensionais. Habilidades essas que têm acarretado dificuldades no ensino. Neste episódio, o professor Me. Marcelo Becker, do IFSul, nos apresenta uma alternativa para o ensino de geometria a partir da visualização geométrica e representações de sólidos no plano.

Convidado: Prof. Me. Marcelo Becker | T1E3 - Recomendações de leitura

Ao pensar no ensino de ciências, é comum associar o tema ao uso de laboratórios, à prática de experimentos e à investigação. Neste episódio, os professores Tobias Espinosa e Lucas Ogliari trazem como pauta o ensino por investigação, e convidam, para discutir o tema, o professor de Física Charles Guidotti, da Universidade Federal do Rio Grande.

Convidado: Prof. Dr. Charles Guidotti | T1E2 - Recomendações de leitura

O que é a pesquisa em Educação em Ciências e Matemática? Qual o perfil dessas pesquisas? Para quê e para quem elas servem? Para debater essas e outras questões, pertinentes ao ensino de Ciências e Matemática, os professores Tobias Espinosa e Lucas Ogliari conversam com a Karin Jelinek, professora de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande.

Convidada: Profa. Dra. Karin Ritter Jelinek | T1E1 - Recomendações de leitura