A área da Educação em Ciências e matemática vem se constituindo, principalmente, desde as décadas de 1960 e 1970, a partir da criação de cursos de pós-graduação e de publicações científicas na área. Dessa maneira, através de discussões curriculares acerca do ensino e da aprendizagem de ciências e matemática, voltadas a novas alternativas para a ação pedagógica, algumas perspectivas e práticas vem tendo destaque na área, entendidas hoje com tendências para a Educação em Ciências e Matemática.

Apesar do avanço das pesquisas na área, as ações pedagógicas motivadas por estas tendências ainda são tímidas. Portanto, um dos maiores desafios da Educação em Ciências e Matemática tem sido a redução do distanciamento entre pesquisa e prática. É com o objetivo de reduzir essa lacuna que criamos o Podcast Tendências em Educação em Ciências e Matemática

Este projeto é coordenado e produzido pelos professores Lucas Ogliari e Tobias Espinosa, ambos do Instituto de Matemática, Estatística e Física da Universidade Federal do Rio Grande.


  

Lucas Ogliari

Licenciado em Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (2005), Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS, 2008) e Doutor em Educação também pela PUCRS (2014). Realizou estágio de doutorado sanduíche na Universidade Nacional de La Plata e pós-doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor do Instituto de Matemática, Estatística e Física e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas da mesma instituição.

 

Tobias Espinosa

Licenciado em Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2013), Mestre em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2016) e Doutor em Ensino de Física também pela UFRGS (2019). Realizou estágio de doutorado sanduíche na Universidade de Harvard (2017). Atualmente é professor do Instituto de Matemática, Estatística e Física da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas da FURG e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da UFRGS.