A área da Educação em Ciências e matemática vem se constituindo, principalmente, desde as décadas de 1960 e 1970, a partir da criação de cursos de pós-graduação e de publicações científicas na área. Dessa maneira, através de discussões curriculares acerca do ensino e da aprendizagem de ciências e matemática, voltadas a novas alternativas para a ação pedagógica, algumas perspectivas e práticas vem tendo destaque na área, entendidas hoje com tendências para a Educação em Ciências e Matemática.
Apesar do avanço das pesquisas na área, as ações pedagógicas motivadas por estas tendências ainda são tímidas. Portanto, um dos maiores desafios da Educação em Ciências e Matemática tem sido a redução do distanciamento entre pesquisa e prática. É com o objetivo de reduzir essa lacuna que criamos o Podcast Tendências em Educação em Ciências e Matemática.
Este projeto é coordenado e produzido pelos professores Lucas Ogliari e Tobias Espinosa, ambos do Instituto de Matemática, Estatística e Física da Universidade Federal do Rio Grande.
Licenciado em Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (2005), Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS, 2008) e Doutor em Educação também pela PUCRS (2014). Realizou estágio de doutorado sanduíche na Universidade Nacional de La Plata e pós-doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor do Instituto de Matemática, Estatística e Física e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas da mesma instituição. |
Licenciado em Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2013), Mestre em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2016) e Doutor em Ensino de Física também pela UFRGS (2019). Realizou estágio de doutorado sanduíche na Universidade de Harvard (2017). Atualmente é professor do Instituto de Matemática, Estatística e Física da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas da FURG e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da UFRGS. |